As bebidas artesanais vêm crescendo cada vez mais no Brasil, se tornando um negócio rentável para os empreendedores que apostam nela. Isso se deve, em grande parte, à valorização que o consumidor está dando a bebida feita de forma artesanal, que é mais saborosa e oferece uma experiência diferenciada.

Quando pensamos em bebidas artesanais a primeira imagem que vem à cabeça é a de um produto caro e de qualidade superior. Mas, cada vez mais, essa é uma alternativa acessível para quem procura um novo negócio.

O mercado de cervejas artesanais e outras bebidas no Brasil giram em torno de R$ 2 bilhões, segundo estimativas da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), e cresce cerca de ao ano. Para se ter uma ideia, esse mercado é cerca de 3 vezes maior que o de vinhos artesanais.

 

Distribuidora de Bebidas, negócio em alta

Para abrir uma cervejaria artesanal, é necessário investir em pesquisa para saber, os detalhes sobre o porte do negócio. Esse valor inclui a compra de equipamentos e o pagamento de impostos.

A cervejaria artesanal é um negócio relativamente novo no Brasil, mas já se tornou bastante popular. Esse tipo de produção requer um cuidado maior com os ingredientes e o processo de fabricação, o que resulta em bebidas de melhor qualidade.

É importante ter em mente que o sucesso de uma cervejaria artesanal está diretamente ligado à qualidade da fabricação. Por isso, é necessário ter um conhecimento profundo sobre a fabricação de cerveja e investir em equipamentos de alta qualidade, pois é umas das bebidas mais procuradas.

O mercado de cervejas artesanais está em crescimento no Brasil e no mundo, e a tendência é que esse segmento se torne cada vez mais popular. Se você está procurando um novo negócio, a cervejaria artesanal é uma excelente opção.

 

Qualidade dos ingredientes

A cerveja artesanal não é apenas mais gostosa do que as cervejas industrializadas, ela também é mais saudável. Além de não conter glúten, as cervejas artesanais são feitas com ingredientes naturais, o que as torna menos propensas a causar alergias. Pois a ideia é criar bebidas utilizando apenas ingredientes naturais que não sejam apenas deliciosos, mas também saudáveis.

 

Marketing é fundamental para o sucesso

Outra questão importante é o posicionamento da cervejaria no mercado. É preciso definir qual o público-alvo que se pretende atingir e elaborar um planejamento de marketing adequado baseados também nos princípios de sustentabilidade e responsabilidade social. Ou seja, saber para quem vai vender, pois é o produto é uma bebida diferenciada, exige se por parte do empreendedor cautela na divulgação.

 

Fornecedores cautela na escolha

Outro ponto importantíssimo são os fornecedores, hoje em dia o empreendedor não pode apenas pensar no preço que irá pagar, mas também na qualidade, no tempo de entrega dos produtos a serem utilizados na fabricação enfim uma série de detalhes que precisa.

 

Conclusão

As bebidas artesanais é um negócio promissor, que oferece boas oportunidades de lucro. Por isso, se você tem interesse em abrir um empreendimento nesse segmento, é importante estudar o mercado e planejar bem o seu negócio, procurar saber qual tipo se vende mais, pois temos vários tipos de bebidas, uma pesquisa bem detalhada sobre a sua região para iniciar e depois ampliar a distribuição.

 

Gostou do nosso artigo? Compartilhe!